BRASIL
GRAMADO
Gramado é uma pequena cidade localizada na Serra Gaúcha e fica bem próxima à Canela, outro charmoso refúgio. A cidade encanta por sua arquitetura europeia com belas praças e parques floridos, bem como por seu povo hospitaleiro, gastronomia típica e comércio. Também é famosa pelos eventos como o Festival de Cinema e o conhecido “Natal Luz”, um dos mais fascinantes espetáculos natalinos do Brasil.
Durante as quatro estações do ano é possível apreciar a natureza em suas mais variadas formas: no outono as ruas ficam decoradas pelas folhas secas das árvores criando um clima de romantismo; no inverno o frio da geada e da neve tornam atrativos a degustação de vinhos e o aconchego das lareiras; na primavera e no verão as ruas ficam mais coloridas por causa das flores espalhadas por todas as áreas da cidade.
Melhor época – outono e inverno.
Hotel Saint Andrews – oferece o serviço de motorista para idas e vindas até o centro de Gramado. O Saint Andrews possui quartos clássicos e elegantes, além de dispor de um restaurante exclusivo com apenas 5 mesas.
Fernando de Noronha _ PE
O Arquipélago de Fernando de Noronha é formado por 21 ilhas. A ilha principal, também chamada Fernando de Noronha, é considerada a menor ilha do Brasil e também possui a menor BR, com seis quilômetros de extensão. Apesar de pequena, com apenas 3500 habitantes, é considerada Patrimônio Mundial Natural desde 2001 pela UNESCO.
A ilha encanta pela biodiversidade e por suas praias que se dividem em mar de dentro e mar de fora. Suas piscinas naturais de águas claras, quentes e calmas favorecem o mergulho em um dos melhores lugares do mundo para praticar o esporte. Assim, os visitantes podem usufruir do contato com golfinhos, tartarugas marinhas, peixes e arraias. Além disso, os visitantes podem praticar outros tipos de esporte, por exemplo, caiaque e também aproveitar os passeios de barco.
Para os visitantes que preferem ficar por terra firme, podem apreciar a mata, as formações rochosas e as areias douradas das praias em um passeio de buggy ou caminhando. Para aproveitar tantos passeios, são necessários mais que 5 dias de viagem.
As outras ilhas, que fazem parte do Arquipélago, não são habitadas e somente podem ser visitadas com licença oficial do IBAMA.
Destaque para alguns hotéis na Ilha:
Teju-Açu Ecopousada – localizada a 10 minutos da praia da Conceição, possui um design rústico e oferece chalés climatizados com varanda.
Pousada Zé Maria – famosa por seu festival gastronômico, deve ser reservada com antecedência para os não hóspedes.
Pousada Maravilha – próximo à praia do Sueste, apesar de ser um pouco distante das demais praias da região, é uma pousada muito charmosa e a vista das piscinas é encantadora.
Melhor época – final de agosto a início de março.
ARGENTINA
ARGENTINA
El Calafate
É uma pequena cidade da Argentina, próxima à fronteira com o Chile. A beleza de El Calafate impressiona, pois, apesar de localizada às margens de um lago, é também desértica com paisagens de montanhas glaciais ao fundo.
A cidade possui pouco mais de 21 mil habitantes, e devido ao turismo está em desenvolvimento, oferecendo boa estrutura com hotéis charmosos para todos os estilos.
O Grande atrativo da cidade é o Parque Nacional Los Glaciares, declarado patrimônio da humanidade em 1981. As geleiras são formadas por neve compactada e depositada por séculos, no alto da cordilheira dos Andes. No Lago Argentino, que surpreende pela cor Azul clara, se fragmentam formando icebergs que se movem todos os dias até derreterem.
MELHOR ÉPOCA – novembro a fevereiro.
MOEDA – Peso Argentino
VISTO – Brasileiro não precisa de visto;
VACINA- não é necessária.
Mendoza
Mendoza é uma cidade charmosa localizada no oeste da Argentina, aos pés da Cordilheira dos Andes. Apresenta um inverno rigoroso e incidência de neve. Já o final do verão, quando as temperaturas estão agradáveis e os vinhedos cheios de uva, é a época da colheita. A cidade é o centro viticultor mais importante da América do Sul, responsável por quase 80% da produção do vinho argentino, com mais de cem vinícolas que recebem visitantes para degustações em suas instalações no Valle Central. Graças à combinação de clima seco e excelente qualidade do solo é que castas de uvas como Malbec, tornaram os produtos locais tão apreciados mundialmente.
Além das bodegas, a cidade ainda oferece boa infraestrutura com hotéis luxuosos, restaurantes, estações de esqui, zoológico, praças, monumentos históricos e eventos culturais típicos.
A Terra do Sol e do Bom Vinho, também possui como símbolo o Cerro Aconcágua, a maior montanha do planeta fora da Ásia, com seus imponentes 6.962 metros de altura.
MELHOR ÉPOCA – Final do verão
MOEDA – Peso Argentino
VISTO – Brasileiro não precisa de visto
VACINA- não é necessária
USHUAIA
Ushuaia é uma cidade portuária, localizada no arquipélago da Terra do Fogo e à beira do Canal de Beagle. Sua paisagem é formada por uma série de montanhas, que durante boa parte do ano, estão cobertas de neve, entre elas está o Cerro Castor, a 26 km do centro da cidade, onde foi construído um belo centro de ski que atrai turistas de todo o mundo.
Autoproclama-se a cidade mais austral do planeta e recebe cruzeiros sem parar, com visitantes interessados na Patagônia e em eco atividades. A população da cidade é extremamente gentil e receptiva, o que a torna ainda mais atrativa.
Há excelentes hotéis em Ushuaia, boa infraestrutura gastronômica onde são servidos pratos tradicionais da região, há também diversos e aconchegantes bistrôs, lojas de artesanato e galerias de arte. Possui ainda, uma área de intenso comércio com mercadorias de todo o mundo a preços acessíveis.
Além de curtir a montanha e praticar ski & snowboard, é possível visitar parques, passear de barco, aproveitar as excursões ao famoso Presídio desativado, ao museu do fim do mundo, observar animais exóticos e muito mais.
PATAGÔNIA
A Patagônia é uma região localizada entre a Argentina e o Chile, cujos limites foram definidos em 1881. São quase oitocentos mil quilômetros quadrados de um território riquíssimo em recursos naturais, praticamente inabitado e pouco explorado, apesar disso, possui boa estrutura hoteleira e turística.
É considerado um dos locais mais belos do planeta. Seus cenários ora inóspitos, ora arrebatadores se dividem entre os Andes, destino certo para montanhistas e esquiadores; e o Oceano Atlântico, rico em espécies marinhas, como pinguins, focas, baleias e elefantes-marinhos. Essa mistura enigmática de lagos, rios e estepe infinito, quase no fim do mundo, faz com que o homem dê lugar a uma fauna diferente: puma, condor andino, lobos.
Na Patagônia faz frio o ano inteiro, mas durante o verão o tempo é um pouco mais ameno, embora raramente as temperaturas médias fiquem acima dos 10°C. Apesar do clima imprevisível da região, quando os dias estão claros com céu azul as paisagens são deslumbrantes.
San Carlos Bariloche
Bariloche é uma pequena cidade da Argentina localizada aos pés dos Andes. Muitas pessoas visitam a cidade nas férias não somente em busca de diversão, mas também para estudar a língua espanhola.
Em Bariloche está Cerro Catedral, considerada pioneira na prática de esportes de inverno na América do Sul. Assim, os visitantes podem aproveitar a neve para praticar ski e desfrutar da infraestrutura que os hotéis da região oferecem, principalmente as lareiras e os vinhos, porque no inverno as temperaturas chegam a 10 graus negativos. No verão apresenta temperaturas agradáveis e durante a primavera a cidade fica repleta de flores.
Suas paisagens são deslumbrantes, formadas por lagos de águas cristalinas e praias tranquilas, tornando os passeios de teleférico uma constante. Além dessa diversidade de belezas naturais, as arquiteturas alemãs e austríacas dão um charme a mais para a cidade, assim como a gastronomia local que se divide entre os pratos salgados com peixes e carnes e os chocolates, fondue etc.
Como San Carlos é um atrativo para todas as idades, os visitantes também podem aproveitar o agito das casas noturnas, há diversos festivais de música, exposições de arte, feiras e convenções.